Lançamento de Loucas Noites – Emily Dickinson em tradução

Recebemos o convite para o lançamento do livro Loucas Noites – Wild Nights com poemas de Emily Dickinson em primorosa tradução de Isa Mara Lando e gostaríamos de repartir com vocês esta dica.

Aqui tem uma entrevista com a autora, para quem ainda conhece suas traduções literárias para várias editoras de primeira linha ou o notável Vocabulando, vocabulário prático de tradução inglês – português de sua autoria, que não sai da mesa de 9 de cada 10 tradutores do Brasil.  

A capa ficou linda mas nem sei como descrever sem superlativos o que o leitor encontra nas páginas: poemas belíssimos numa tradução límpida, obras-primas que ganharam um novo sopro de vida. Se você nunca deu muita bola para Emily Dickinson, pegue este livro e fique encantado com a inspirada tradução da Isa Mara. 

Esta edição bilíngue possui uma introdução sobre Emily Dickinson e uma seção de comentários onde a autora descreve as dificuldades e escolhas feitas na tradução dos poemas, ou seja, leitura muito interessante para qualquer um que se interesse por tradução literária. 

Conheço a Isa Mara de outros carnavais tradutórios e acompanhei de perto o trabalho amoroso dela durante a preparação do livro, fazendo alguns comentários e na maior parte do tempo simplesmente babando com as traduções da Isa.

Tive também o privilégio de contribuir com uma sugestão para o verso inicial e final de um dos poemas, o que me orgulha muito.

Deixo aqui para vocês, o poema original em inglês:

The Life we have is very great.
The life that we shall see
Surpasses it, we know, because
It is Infinity.
But when all Space has been beheld
And all Dominion shown
The smallest Human Heart's extent
Reduces it to none.

 e na tradução:

Imensa é a Vida que temos.
Mais vasta é a que veremos
Disso sabemos, pois ela 
É o Infinito.
Mas depois da Imensidão contemplada
E todos os Domínios revelados
O menor Humano Coração, em extensão
Reduz tudo isso a nada. 

Atualização em 07/01/2011

Atenção paulistanos, agora é a vez de São Paulo receber a Isa Mara Lando para o coquetel de lançamento. Veja as coordenadas abaixo:

A Livraria Cultura do Bourbon Shopping convida para palestra e lançamento do livro “Loucas Noites – 55 Poemas de Emily Dickinson”, obra bilíngue com traduçao e comentários de Isa Mara Lando.  O evento, que será realizado na próxima quinta-feira, 13 de janeiro de 2011, tera início às 19h30 com palestra da autora e leitura de poemas. Às 20h30, haverá coquetel e a sessão de autógrafos.

Onde: Livraria Cultura do Bourbon Shopping (Atenção, não é a da Av. Paulista!)
Endereço:  R. Turiassu, 2.100 – Pompeia
Tema: Vida e poemas de Emily Dickinson
Palestrante: Isa Mara Lando
Data: 13 de janeiro de 2011
Horário: 19h30
Mais informações: No site da Livraria Cultura.


Deixe seu comentário