Voicelink no Giffoni São Paulo Film Festival

Entre os dias 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, os intérpretes da Voicelink tiveram o enorme prazer de participar da primeira edição do Giffoni São Paulo Film Festival.

Originário da Itália, este é o maior festival de cinema voltado ao público jovem do mundo. As atividades da edição brasileira tiveram lugar no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina. Além da exibição de filmes para a garotada de 12 a 17 anos, houve apresentações musicais, workshops, debates com cineastas internacionais e bate-papos com grandes atores do cinema brasileiro. Uma verdadeira maratona de cinco dias e a garotada amou cada instante.

 

Foto da garotada

Jovens jurados do Giffoni São Paulo Film Festival

Ao final do festival, os cerca de 400 jovens jurados brasileiros e 30 estrangeiros–os quais vieram de diversos países especialmente para participar do  festival–elegeram os melhores filmes em diversas categorias. Veja aqui os filmes que saíram vencedores.

A pedido dos organizadores, que desejavam reproduzir fielmente o formato usado na Itália, trabalhamos na maior parte do tempo em tradução consecutiva.

 

Intérprete no palco, à direita

Intérprete esperando a sua deixa, no palco, à direita

E, em certos momentos, na tradução para o inglês, usamos o mini-equipo portátil de tradução simultânea.

 

Mini-equipo portátil de tradução simultânea

Intérprete convidada Layla Penha trabalhando com mini-equipo

Houve também uma projeção de filme mediada por tradução simultânea convencional, isto é, com cabine.

Pouco usada nos eventos com este perfil aqui no Brasil, a tradução consecutiva deu muito certo durante o festival. De certa forma, nos tornamos personagens do evento, junto com os mestres de cerimônia, monitores e cineastas, e sentimos uma intimidade muito gostosa com esta plateia de jovens inteligentes e ligadíssimos em cinema.

Mal podemos esperar 2014 chegar para participar do próximo Giffoni São Paulo Film Festival!

 

Intérprete-coordenadora Maria Eugênia Farré

Intérprete-coordenadora e cinéfila assumida, Maria Eugênia Farré

E para finalizar: o vídeo do festival, com lindas imagens de São Paulo e da garotada.

 

Deixe seu comentário